maio 31, 2007

Dia de África



Como alguns meninos e meninas não sabem o significado deste dia, fizemos uma pequena pesquisa e descobrimos que, foi no dia 25 de maio de 1963, 32 chefes de Estado africanos reuniram-se contra a colonização e subordinação a que todo um continente repetidamente foi submetido durante séculos. Colonialismo, neocolonialismo, "partilha da África". Os termos mudaram ao longo do tempo, mas os africanos viam as suas riquezas naturais e humanas serem roubadas por povos que se consideravam "superiores". Na reunião de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana. Dada a importância daquele momento, o 25 de Maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação da África, e diversos eventos se realizam este dia para marcar a data.


As crianças do CATL e do Jardim de Infância do Espaço Comunitário, também assinalaram o dia com a realização de um desfile de trajes africanos e com algumas danças. Publicaremos as fotos deste evento noutro post.

maio 09, 2007

Sogobó, Máscaras e Marionetas do Mali



Está patente até ao dia 20 de Maio, no Museu Nacional de Etnologia a exposição Sogobó, Máscaras e Marionetas do Mali. Aproveitem esta sugestão e no próximo fim de semana vão visitar o Museu de Etnologia e ainda podem comer uns pastelinhos de Bélem!

maio 04, 2007

Animação, diversão e cultura para os pequenotes ...


Inicia no dia 5 de Maio de 2007 e termina a 11 de Junho de 2007, a 12ª mostra internacional de artes para o pequeno público - SEMENTES. Este evento é promovido pelo Teatro Extremo ao qual se juntam outras entidades e autarquias, onde serão realizados alguns dos eventos, que contam, também com a participação de algumas companhias de artes performativas estrangeiras. Aproveitem este evento, os preços são bastante convidativos para as famílias e para os grupos escolares.

Para mais informações visitem o site: www.teatroextremo.com

Corpos humanos em exposição para sensibilizar e educar


Amiguinhos,

esta exposição que tem levantado alguma polémica parece ser muito interessante do ponto de vista do conhecimento científico e pedagógico que nos pode proporcionar, por isso, no fim de semana,em vez de ficarem em casa no sofá ou ir passear ao centro comercial, que tal ir visitar esta exposição. Se o fizerem, não se esqueçam de comentar no nosso blog o que viram e o que acharam.


"Mostrar o pulmão cancerígeno de um humano fumador é uma das formas que a organização da exposição «O Corpo Humano Como Nunca o Viu» escolheu para sensibilizar as pessoas para a necessidade de cuidarem melhor do seu próprio organismo.
A partir de amanhã (5 de Maio), e até ao final de Setembro, o público português vai poder apreciar de perto os 17 corpos humanos e 250 fragmentos e órgãos organizados por 9 galerias temáticas, no Palácio dos Condes do Restelo.
O esqueleto, sistema muscular, sistema nervoso, sistema respiratório, sistema digestivo, sistema urinário, sistema circulatório, sistema reprodutor e o corpo tratado, são os temas desta exposição.
A polémica gerada pelo conteúdo da exposição, no fundo é composta por corpos humanos reais provenientes da China «emprestados» para este fim, é afastada pela organização pois «vai permitir aos portugueses ter um conhecimento mais detalhado do que é o seu organismo», adianta o presidente da comissão científica nacional, Francisco José de Castro e Sousa."
Fonte:Sapo notícias

maio 03, 2007


Poema à Mãe


No mais fundo de ti,

eu sei que traí, mãe.

Tudo porque já não sou

o menino adormecido

no fundo dos teus olhos.
Tudo porque tu ignoras

que há leitos onde o frio não se demora

e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo

são duras, mãe,

e o nosso amor é infeliz.
Tudo porque perdi as rosas brancas

que apertava junto ao coração

no retrato da moldura.
Se soubesses como ainda amo as rosas,

talvez não enchesses as horas de pesadelos.
Mas tu esqueceste muita coisa;

esqueceste que as minhas pernas cresceram,

que todo o meu corpo cresceu,

e até o meu coração

ficou enorme, mãe!
Olha - queres ouvir-me? -às vezes ainda sou o menino

que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração

rosas tão brancas

como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa

no meio de um laranjal...
Mas - tu sabes - a noite é enorme,

e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,

dei às aves os meus olhos a beber.
Não me esqueci de nada, mãe.

Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.


Poema à Mãe de Eugénio de Andrade

Dia do trabalhador




No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.Muitos dias depois o dia 1° de maio foi transformado em dia do trabalho.


Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.


A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.


Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar espontaneamente o Primeiro de Maio. Durante o Estado Novo este dia tinha a denominação de Dia do Trabalho e era organizado e controlado pelo Estado.


Nos Açores há a tradição dos "Maios" que são bonecos que as pessoas fazem com panos ou mesmo com bonecos que têm em casa e colocam nas varandas ou nas janelas. No dia 1 de Maio as pessoas saem à rua e vão ver os "Maios".

O Dia do Trabalhador no mundo


Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio, principalmente os paises do ocidente e oceania:
Austrália: A data de celebração varia de acordo com a região: 4 de Março na Austrália ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Camberra, Nova Gales do Sul (Sydney) e na Austrália meridional.
Estados Unidos da América: Celebram o Labor Day na primeira segunda-feira de Setembro O dia primeiro de maio foi transformado no "Dia da Lealdade", quando se comemora a "associação entre a lealdade e a liberdade".

Fonte: wikipedia
Também podes consultar o site: www.junior.te.pt