Amiguinhos, hoje assinala-se um dia muito importante para a população mundial, pois vem lembrar-nos de que ainda existem milhares ou milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza! Famílias que vivem com pouco mais de 1 euro por dia, crianças que são privadas do seu direito de estudar, de brincar porque têm que trabalhar! Pessoas que têm como tecto as estrelas e como aquecimento um jornal!
Aqui no CATL não podíamos deixar passar este dia em branco e decidimos juntar-nos à campanha "Levanta-te contra a Pobreza" (movimento mundial cujo o objectivo é alertar os governos para a necessidade de cumprir os Objectivos do Milénio) e escrevemos várias cartas que se destinam aos governantes de todo o mundo que diz:
"Senhores governantes
Gostaríamos que todas as crianças do mundo tivessem direito a frequentar a escola e a brincar e não tivessem que ser obrigadas a trabalhar!"
As cartas também são acompanhadas por desenhos que mostram escolas coloridas e parques infantis.
Para além das cartas, todas as crianças colocaram uma pulseira branca onde se lê "Pobrezazero" (um dos símbolos da campanha portuguesa, representada pela OIKOS).
Este tipo de acções fazem parte do trabalho do CATL, ou seja, alertar consciências e contribuir para que estes pequenos cidadãos possam mais tarde, quando se tornarem adultos, contribuirem para um mundo melhor, sem desigualdades, e é disto que se trata quando se fala em Educação para o Desenvolvimento.