janeiro 15, 2009

Projecto de sala - introdução

Como já aqui foi referido, o tema do projecto educativo para o próximo triénio é a Educação pela Arte, é dentro desta abrangente área de trabalho que as actividades do CATL do Espaço Comunitário se irão desenvolver. E aqui fica um excerto da introdução do nosso projecto de sala (que estará brevemente disponível no site da instituição):

"Não há desenvolvimento social sem a implicação dos cidadãos, estes são o primeiro e principal suporte da mudança. As pessoas são o principal meio para promover uma dinâmica de transformação capaz de melhorar de forma duradoura e auto-sustentada as condições do meio e a sua própria situação. Esta perspectiva tem sustentado vários projectos de intervenção comunitária e neste contexto tem-se valorizado sobretudo uma intervenção assente numa lógica globalizante que integre e articule diferentes dimensões da vida social. Atendendo a uma nova lógica e contexto social actual dominado pelo acesso às novas tecnologias da informação, ao uso destas, ao poder económico cada vez mais desregulado, à valorização do material e do supérfluo, à substituição do ser pelo ter, a uma crescente individualização do indivíduo, nomeadamente nas sociedades ocidentais, é necessário criar novas formas de protagonismo social que produza novas competências e capacidades de pensar e agir, individual e colectivamente.

O investimento no capital humano em todas as suas dimensões é o suporte essencial para evitar situações de exclusão que podem ser objectivas e subjectivas, sociais e psicológicas, culturais e materiais. Na prática, a exclusão social consiste numa dificuldade acrescida ou numa incapacidade social para se exercer os direitos económicos e sociais básicos, a qual não se deve exclusivamente à privação dos bens materiais.

Assim, não só é inquestionável o valor social da educação, como só será viável num desenvolvimento em determinado contexto, se houver uma efectiva melhoria da qualidade dos recursos humanos. E esta noção de educação e/ou formação não se limita à aquisição de competências instrumentais (como o saber fazer), mas trata-se de uma noção mais abrangente que contempla o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e relacionais, de convivência cívica e do exercício da cidadania (saber ser e saber estar).

Tratando-se portanto, de um processo multidimensional que gera e desenvolve capacidades, competências e dinâmicas. A educação é um dos principais desafios que se colocam actualmente, dado que cada vez mais os défices no campo educativo se relacionam directamente com outras questões, nomeadamente no que diz respeito à falta de autonomia e capacidade de realização pessoal, no decréscimo da capacidade de participação social nas hipóteses de empregabilidade, nos baixos níveis de literacia."
in: Projecto de sala do CATL do Espaço Comunitário, ano lectivo 2008/2009

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